Nossa história até agora....

Em 1980 Richard Hayes e Erik Pordes, com cerca de 20 anos de experiência na produção de livros, perceberam a necessidade da busca por serviços de impressão fora da Europa, especialmente para os livros coloridos, para os quais as melhores fontes de fabricação se concentravam cada vez mais longe do Reino Unido, sendo a comunicação e o acesso a estes produtores tecnicamente difíceis. Ambos tinham uma vasta experiência com fontes de produção na Europa e em outros lugares, mas em particular no Extremo Oriente, que naquela época eram ativos relativamente raros. A partir daí decidiram montar um negócio para oferecer suas habilidades e serviços para as editoras.

richard_and_colin.jpgA Imago comprou seus primeiros computadores em 1982. A comunicação com fornecedores no exterior era feita via telex, Excel não existia e e-mails só chegariam após 10 anos. 

KC.jpg

Apesar dessas dificuldades aparentes, o novo negócio prosperou e cresceu rapidamente. Percebendo a necessidade de funcionários no Extremo Oriente para monitorar e controlar as fontes de abastecimento, eles abriram um escritório em Cingapura, em 1983.

As trocas de informação entre editoras do Reino Unido e dos EUA se tornaram rapidamente algo comum, e o mercado de livros coloridos se tornava cada vez mais internacional. Edições de muitos dos livros Imago produzidos para clientes do Reino Unido estavam sendo vendidos para os EUA, e no final de 1985 foi criada em Nova Iorque a Imago Sales Inc, dirigida por Joe Braff. Ao mesmo tempo, Colin Risk, nosso atual Gerente Administrativo, foi recrutado no Reino Unido para coordenar o crescimento do negócio e desenvolvimento de TI. No ano seguinte Cherry Jaquet, nosso atual Diretor de Produção, ingressou na empresa.

Kendrick.jpg

Em 1987, ficou claro que a Imago precisava estar presente em tempo integral em Hong Kong e Cingapura, e Kendrick Cheung, agora MD da empresa de Hong Kong, se juntou à família Imago de Toppan como membro fundador do novo escritório de Hong Kong.   

Em 1990 a Imago já tinha crescido além de seu segundo escritório, e um novo escritório foi construído na Station Yard em Thame. A nova equipe de vendas foi criada para trabalhar com editores europeus, concentrando-se inicialmente na Alemanha como o maior mercado editorial europeu, e em 1996, um segundo escritório nos EUA foi fundado na Califórnia. O escopo do negócio foi rapidamente ampliado, para proporcionar serviços abrangentes a todos os aspectos do livro e produtos correlatos, incluindo a busca por adicionais diversos e componentes eletrônicos.

moving.jpg

À medida que o milênio se aproximava, ficava claro que o escritório de Thame era muito pequeno. Durante a década de 1990 a empresa trabalhou arduamente no desenvolvimento de programas de treinamento para seus funcionários, com o proposito de capacitá-los a oferecer uma experiência genuína onde quer que fosse necessário.

A mudança no ano 2000 para Albury Court forneceu o espaço necessário, permitindo à Imago oferecer seus treinamentos para o publico editorial em geral, bem como para seu próprio pessoal. A “Imago Training” foi criada 2003 como um fornecedor de treinamentos independente para a indústria editorial no Reino Unido, hoje com 10 anos de experiência oferece cursos quem abrangem todas as áreas, desde “segurança dos brinquedos” a cursos sobre todos os aspectos de publicação digital. Durante os últimos dez anos, as questões como segurança de produtos e responsabilidade ética e social tornaram-se cada vez mais desafiadoras, e a Imago tem desempenhado um papel central nestas áreas, como provedora de treinamentos, fonte de informação e sendo o membro fundador da PRELIMS e da PREPS.

 O escritório comercial de Sydney foi inaugurado em 2003, agora dirigido por Ali Wheeler que havia trabalhado originalmente no escritório de Thame. Em 2004, Matt Critchlow montou um escritório Imago em Paris, e em 2006 a empresa entrou no mercado editorial Sul Africano. Desde o final de 2012 a Imago está presente também na América do Sul, através de nosso novo escritório de São Paulo no Brasil.

Em 2007 a Imago  Hong Kong ampliou sua base de produção em um novo escritório em Shenzhen, para facilitar o acesso a fornecedores no sul da China. Em 2012 o Grupo Imago  lançou o iBiblios, nossa divisão de novidades em serviços digitais, Richard Hayes aposentado desde 2007 (embora  parte da diretoria como diretor não-executivo), e Colin Risk tornaram-se o Grupo Diretor. Erik continua ativo na empresa como nosso presidente.

O mercado editorial é uma rede mundial de negócios, e a Imago nesses mais de 30 anos construiu uma reputação invejável capacitando-se para lidar com toda essa gama de produção, sendo hoje a empresa líder mundial na indústria editorial internacional, contando com mais de 150 funcionários ao redor do mundo trabalhando com clientes e parceiros na Europa, Américas, Austrália e Ásia. Com experiência e conhecimento em todos os aspectos da produção de impressão e profunda experiência de trabalho na China e Sudeste da Ásia, "produtos inovadores", "livros-plus", nossa equipe dedicada a busca de produtos e componentes como artigos de papelaria, embalagens e produtos da indústria de design, são áreas onde o nosso conhecimento de ambas as técnicas e fontes de fornecimento agregam valor específico a publicação, criando produtos inovadores e competitivos.

Por quê a libélula?

Richard e Erik queriam dar um nome a empresa que fosse relacionado a palavra "imagem". A palavra imagem traduz-se "imago" em latim, e também é o termo biológico para a fase adulta final do ciclo de vida de uma libélula... e o que seria mais bonito e excitante para simbolizar o extenso cuidado e atenção que nós colocamos na produção de seus projetos?

 DSC06081_small.jpg